Bla bla bla download ilegal queixas-crime não sei quê coitadinhos dos artistas etc etc roubar o trabalho deles bla bla bla medidas extremas multa 3 anos de prisão etc
yeah right!
Um dia, passeando por um fórum sobre uma banda qualquer, alguém falou de sacar os álbuns. Outro, em resposta, na atitude tipicamente pacifica dos fóruns, respondeu-lhe uma variante de "You sons of bitches, go buy the albuns and support the artists! I have hundreds of originals in my collection".
Pois. Fácil falar, quando vivemos num sitio onde os CDs rondam os 13 ou 14 dólares! Alguém devia mandar este gajo à FNAC comprar cada de cd Andrew Bird a 20 euros. Decerto não teria uma colecção de centenas de originais.
Outro exemplo: pessoas como eu. Fui hoje aos correios buscar uma encomenda de 3 CDs que me custaram ao todo 30 euros. Dá uma média de 10 por cada CD, e dado que um deles custou 14, podem ver até quão barato os CDs descem uma outra vez no tempo de uma vida. Limito-me portanto a comprar nas campanhas do CDGO em que alguns CDs de bandas e artistas que eu gosto MESMO vão até aos 10, 9, ou 8 euros.
Ora dos 3 CDs que recebi, dois deles já os tinha sacado em mp3. Isso, porém, não me impediu de o comprar, assim como não me impede de comprar qualquer CD que eu compro. Porque não comecei a comprar menos CDs desde que tenho internet. Os CDs que eu gosto mesmo, eu compro, e só compro porque gosto, e só sei que gosto porque saquei em mp3. No dia que não puder sacar mais (porque há alguém que não percebe que, para aumentar as vendas, diminuir o preço COSTUMA FUNCIONAR E COMPENSAR em practicamente todos os negócios do mundo), simplesmente deixo de comprar CDs e ouvir mais música.
Sim, porque não vou decerto comprar só porque gostei do single que passa na rádio.
Pagar aos artistas... sim, faz-lhes muita diferença aqueles 6 ou 7% das vendas que a editora lhes dá pelo trabalho deles. Os concertos por outro lado, rendem-lhes mais e mostram mais apoio. Façam antes isso.