.

..

terça-feira, julho 26, 2005

 

From A to Z V.

Tenho andado a ler BDs de Star Wars com histórias que completam muito a pequena porção do universo que vemos nos 6 filmes. Por exemplo, os primeiros confrontos entre os Sith e os Jedi que datam de 5 milénios antes do nascimento de Luke Skywalker.
Alguns dos números que mais gostei de ler relatam aventuras de Qui-Gon Jinn (muito pouco aprofundado no filme) e Obi-Wan Kenobi, padawan e ainda muito jovem. Nestes números vemos o mestre ensinar o caminho ao padawan, vemo-lo a exemplificar o Jedi way e a corrigir o aluno sempre que ele precisa de ser posto back on track. Era um professor atento, tanto exigente como companheiro. Não demasiado permissivo mas nem por isso deixava de confiar algumas tarefas às capacidades do padawan. Portanto, fiquei com a impressão de que foi um educador equilibrado, definiu claramente o papel de professor sem por isso criar uma distância fria.
Tudo isto me fez pensar: O que levou Anakin ao lado negro da força? Onde é que Kenobi falhou?
Ao rever a atitude de Obi-Wan com o seu aprendiz, muitas vezes acho que ele foi demasiado... soft. Educar um Jedi deve ter algumas coisas em comum com educar uma criança. Ou seja, o caminho do padawan será em certa parte derivado dos caminhos que lhe for permitido escolher. E talvez Kenobi tenha sido demasiado permissivo e também demasiado amigo. Ou seja, ficou muito ao nível do aprendiz, o que é mau. Não que tenha que ser um professor severo e mal encarado, mas também não se pode por em igualdade pois não criará autoridade nem admiração suficiente para levar o padawan a dar crédito às suas palavras.
Anakin Skywalker fez um monte de asneiras, entre as quais ser convencido e arrogante uma centena de vezes. E, se viram o episódio III, Kenobi ainda lhe disse que estava muito org
ulhoso dele, mesmo após ele ter duvidado da alta autoridade que é o Jedi Council. Se eu fosse mestre dele, tinha-lhe dado uns bons tabefes naquela cara para ele aprender a não ser assim. E nunca lhe teria dito que ela era o mais poderoso de todos os Jedi mas isso é culpa de toda a gente um pouco.
Portanto quem teria sido um bom mestre para Anakin Skywalker? Qui-Gon Jinn? Hum, não creio. Kenobi era uma encomenda que Qui-gon conseguiu aguentar, mas não sei se aconteceria o mesmo com o poderoso e agitado Anakin. Afinal, o bom coração de Kenobi deve ter facilitado o processo de o tornar um bom Jedi (para mim, dos melhores). Não estou a ver o mesmo acontecer com Anakin, de coração arrogante e convencido de que poderia derrotar todo o Jedi Council com uma perna às costas.

Acho que um bom mestre para Skywalker teria sido Mace Windu.
Porque este sabia ser autoritário e dar-lhe um berro se fosse preciso. Teria sido o slap-bot que o Anakin precisou tantas vezes. Se o puto se armasse em arrogante e convencido, e se dignasse a desobedecer ou questionar uma ordem do mestre, apanhava logo 3 estalos na cara e não voltava a repetir a brincadeira (assim escusava de ser drástico no fim e ter de lhe cortar as pernas e um braço).
Mas para isto resultar, teria que ser combinado com outros factores importantes. Por exemplo, não o deviam ter deixado chegar ao ponto de crer que era melhor que qualquer outro Jedi. Ou, pelo menos, deviam te-lo incentivado a deixar de ser assim. Ele era maniento em frente dos outros Jedi, não percebo como é que isso foi deixado impune vezes sem conta.
Talvez umas doses de estalos levassem Anakin ao lado negro na mesma. Bom, estalos é uma expressão... Alguma autoridade bastaria. Precisava portanto de um mestre que fosse mais um tutor que um irmão, como foi Kenobi. Talvez um pouco mais de pai até.
Talvez se tivesse sido treinado pelo Yoda também funcionasse...
Bom mas no fim ele cumpriu a profecia e trouxe o equilíbrio de volta à força. Portanto este post está bom para ir para a sanita.

Comentários:
Podias fazer a versão "senhor dos anéis".
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004   novembro 2004   dezembro 2004   janeiro 2005   fevereiro 2005   março 2005   abril 2005   maio 2005   junho 2005   julho 2005   agosto 2005   setembro 2005   outubro 2005   novembro 2005   dezembro 2005   janeiro 2006   fevereiro 2006   março 2006   abril 2006   maio 2006   junho 2006   julho 2006   agosto 2006   setembro 2006   outubro 2006   novembro 2006   dezembro 2006   janeiro 2007   fevereiro 2007   agosto 2007   dezembro 2007   janeiro 2008   fevereiro 2008   março 2008   abril 2008   junho 2008   julho 2008   agosto 2008   janeiro 2009   janeiro 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]