.

..

sexta-feira, outubro 28, 2005

 

Sobre tolerância outra vez (Se estiver farto de me ouvir falar de religião, leia só dois terços por favor)

Subitamente, a juventude apercebe-se da importância de ser tolerante. Acho magnífico. Se há algo que este mundo precisa é de mais tolerância em relação a maior parte das coisas e de tolerância zero em relação a outras. Porque está tudo ao contrário - excluímos os excluídos e damos margem de manobra a quem não devia ter (por exemplo, assaltantes deviam ser alvejados nas pernas).
Não interessa. O facto é que agora todos gostamos de ser tolerantes e fazemos questão de impor esta nossa nova discoberta aos outros. Não sei o quanto isto é realmente nobre porque, como bem sei, a directiva principal da mente da juventude (e provavelmente não só, mas é entre estes que vivo) actual é "Eu sou melhor que os outros, e vou mostrá-lo". Portanto propagandear a tolerância e dar-mo-nos como exemplo perde um pouco a beleza.
Além de que este ensinar da divina tolerância é um pouco uma treta. Não é verdadeiro ainda noutro sentido que é o de não ser completamente imparcial, como devia. Ou seja, eu posso falar mal do que eu quiser, mas a atitude tolerante só me vai ser pedida/ensinada/imposta se eu falar mal de alguma coisa que de algum modo toque o educador. Porque se a outra pessoa for igualmente racista e descriminadora quanto eu em relação a determinado aspecto, vai falar mal comigo.
Digamos que falo mal da religião. Vem um ateu e fala mal também, falamos mal os dois. Vem um religioso e diz-nos que devíamos respeitar e ser tolerantes. E de repente apetece-me falar mal de... indianos. Pois o ateu, que namora com uma indiana, vem dizer-me que não devia falar mal mas sim aceitar e tolerar. Por sua vez o religioso, que se calhar perdeu o emprego porque um indiano ficou com ele, vem falar mal do indiano comigo.
Portanto maior parte dos ensinamentos sobre tolerância que andam aí não são bem um "Sê tolerante na vida" mas um "Sê tolerante na vida com as coisas que me dizem respeito, ou em relação às quais discordamos".
Isto deriva muito da existência de uma das grandes manias actuais do mundo jovem. Ensinar a outro o modo "como deve ser" é, não sempre mas sim em muitos casos, estar numa posição superior que o outro ainda não alcançou. É um excelente método de valorização. Não que seja sempre este o motivo, mas também não é sempre o motivo nobre de altruísmo... de facto, creio que raramente seja esse segundo.
Já que falo nisto, vou referir o tema "conversão religiosa". Duvido sempre muito de quem tenta converter os outros à sua religião. Porque ouço imensos crentes dizer que cada ateu deve, pelo menos, algum respeito em relação à religião dos outros, mas nunca pensam que as tentativas de conversão partem do príncipio que "a minha crença é que é correcta, e tu deves adoptá-la porque estás errado". Não quero dizer que os crentes são mais intolerantes que os ateus. Há de tudo para todos os lados, como tudo na vida. Mas também não aceito que não aceitem que tal como há ateus que podiam respeitar um pouco mais a fé dos crentes, também há crentes que podiam respeitar um pouco mais a não-fé dos ateus.
Agora ia acabar o post com "E não digo mais nada" mas acho isso extremamente foleiro. A meu ver, serve para dar mais alguma força à argumentação exposta. Dá a impressão de que aquilo que dissémos já chega, que é forte suficiente para se aguentar de pé e sólido face a qualquer refutação. É um simples truque de retórica, não é?

Comentários:
Merda pá tolerância yahh? (epá, disse uma asneira no teu blog.. perdoas-me?...)

sunny*
 
É mesmo isso.

Eu cá prefiro não me meter na vida dos outros.
 
(E agradeço que também não se metam na minha.)
 
é.
 
Ora nem mais! Ainda este fim-de-semana uma pessoa da minha família me quis oferecer um ?anjinho da guarda para me proteger?... Eu agradeci gentilmente o facto de ter comprado algo a pensar em mim, mas condenei o facto de insistir em me ?converter?. A resposta foi: «ninguém sabe se ele existe, mas também ninguém sabe se ele não existe». Como se tivesse de ter uma merda dum ?anjo? na minha mesa de cabeceira!!! Podia ser que no dia do ?juizo final? o ?todo poderoso? me concedesse um lugar no paraíso por eu ter tido o ?anjinho? na minha mesa de cabeceira!!! Não sei quem merecerá mais o paraíso entre mim e essa pessoa... E para agravar, ainda me chamou estúpido no final, quando eu apenas disse educadamente que não me identifico com dogmas e com anti-ciência! Um dia destes também escrevo um post sobre tudo o que me vai na alma a este respeito, e se calhar muito em breve.
Quanto à filosofia de tolerância lembro-me logo das campanhas políticas dos comunistas e sobretudo do Bloco de Esquerda. Pois é, o mundo em que eles queriam viver sei eu qual é, viver à custa de quem trabalha, de quem tem objectivos, daqueles a quem eles chamam ?fascistas? e ?capitalistas?. Tudo o que não é extrema Esquerda intitulam de Direita, tendo os de Direita de os aceitar, não aceitando eles os outros!
 
sim!!

Não tenho muito oq comentar, acho q uma palavra é o suficiente: CONCORDO!!!

Pessoalmente odeio me meter na vida dos outros, eu tenho a minha que eh uma responsabilidade enorme!!
 
Acho certo oq tah escrito ai em questão do q se trata!

E também acho q as pessoas não deveriam meter-se na vida de outros e pessoalmente também não me meto na vida de ninguém, porque eu tenho a minha para cuidar e eh uma responsabilidade enorme para qualquer um e infelizmente muitas pessoas não acham isso e acaba dando briga porque um se mete na vida do outro! eh isso!

tuas palavras estão postas corretamente e acho o teu ponto de vista em relação a isso é PERFEITO!!

Não tenho palavras para te contradizer, portanto só posso me juntar a você e compartilhar a mesma idéia. ;)
 
hahahahahahahahahahahaha

q piada meu!!
 
Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

junho 2004   julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004   novembro 2004   dezembro 2004   janeiro 2005   fevereiro 2005   março 2005   abril 2005   maio 2005   junho 2005   julho 2005   agosto 2005   setembro 2005   outubro 2005   novembro 2005   dezembro 2005   janeiro 2006   fevereiro 2006   março 2006   abril 2006   maio 2006   junho 2006   julho 2006   agosto 2006   setembro 2006   outubro 2006   novembro 2006   dezembro 2006   janeiro 2007   fevereiro 2007   agosto 2007   dezembro 2007   janeiro 2008   fevereiro 2008   março 2008   abril 2008   junho 2008   julho 2008   agosto 2008   janeiro 2009   janeiro 2012  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]